O folar é uma das receitas mais características das celebrações da Páscoa, em Portugal. Existem pelo país diferentes versões deste bolo tradicional, todas elas de confeção marcadamente simples e com o aspeto que lhe é característico.
A receita que aqui lhe apresentamos é típica da Guia, no concelho de Pombal. No topo de cada folar é colocado um ovo cozido, ao qual se sobrepõem tiras de massa; esta é uma apresentação muito comum dos folares, embora nem todas as receitas sejam feitas desta forma.
Ingredientes:
- 1 cálice de brandy
- 1 colher (café) de canela ou erva-doce
- ½ litro de leite
- 100 g de açúcar
- 30 g de fermento de padeiro
- 500 g de farinha de trigo
- 8 ovos (4 deles cozidos com casca de cebola)
- raspa de 1 laranja
Confeção:
Deite a farinha sobre uma superfície plana, abra-lhe uma cavidade ao centro, junte o fermento e amasse com metade do leite. Faça uma bola e deixe repousar um pouco.
Acrescente o açúcar, a canela, o sal e a margarina. Amasse sempre no centro para o meio com cuidado.
Misture 3 ovos, o restante leite, a raspa e o brandy e amasse tudo.
Bata muito bem até a massa ficar fofa e elástica.
Cubra e deixe a massa levedar até crescer o dobro.
Retire um pedaço de massa e forme 8 tiras para colocar no topo dos folares.
Com a massa restante, faça pequenas bolas e coloque os ovos cozidos no centro. Coloque 2 tiras por cima de cada folar..
Pinte com o ovo batido e leve a cozer, em forno pré-aquecido a 180º C, cerca de 30 minutos.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.
Tenho uma intolerancia severa ao acúcar, mel e alguns adocantes. Seria muito interessante se houvesse também receitas saborosas para os que nao podem ingerir o acúcar tradicional. Muito obrigada