Avançar para o conteúdo
Home » Macarons

Macarons

Compartilhe!

Os macarons são doces muito apelativos, coloridos e deliciosos, compostos por duas bolachas de massa de amêndoas e recheados com ganache, compota, doce ou geleia, podendo ser enriquecidos com nozes, amêndoas, avelãs, castanhas ou confeitos diversos.

Estes doces têm uma procura cada vez mais acentuada para festas e celebrações – aniversários, casamentos ou até lembranças de Natal – podendo ser personalizados ou feitos a condizer com a cor e temática da ocasião. Permitem uma grande variedade de sabores e recheios, além de se evidenciarem pelo seu requinte.

A receita dos macarons é muito simples, resultando nuns doces sublimes, crocantes por fora e macios por dentro. Por não levarem farinha de trigo, estes doces estão isentos de glúten, podendo ser saboreados sem qualquer problema por celíacos.

Ingredientes:

(cerca de 18 macarons)
  • 150 g de açúcar em pó
  • 150 g de miolo de amêndoa
  • 3 claras
  • 90 g de açúcar fino
  • 1 pitada de sal
  • corante alimentar q.b. (opcional)
  • recheio a gosto (doce, compota, chantilly…)
  • frutos secos ou confeitos q.b. (opcional)

Confeção:

Misture o açúcar em pó com o miolo de amêndoa moído, filtre num um passador de rede e reserve.

Bata as claras em castelo com um pouco de sal e vá adicionando o açúcar.

Envolva delicadamente as claras batidas no preparado de amêndoa.

Divida a massa consoante as cores que pretende e acrescente o corante, misturando bem até obter cores uniformes. Se não pretender usar corante, os macarons ficaram com uma tonalidade creme.

Se não dispuser de uma forma própria para macarons, deite a massa num saco de pasteleiro e distribua-a em círculos (com 2 cm de diâmetro, aproximadamente), num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando espaço entre eles.

Aqueça o forno a 150ºC e leve a cozer durante cerca de 15 minutos.

Retire do forno, deixe arrefecer e recheie os macarons com doce, compota ou geleia do(s) sabor(es) que preferir. Poderá também rechear com chantilly, creme ou outro recheio a gosto.

Se desejar, decore com frutos secos ou outros confeitos a gosto.

Para saber mais acerca dos macarons…

Sendo identificados como doce francês, os macarons terão sido criados em Itália há vários séculos e, embora não se saiba ao certo a data da sua criação, são doces de origem conventual. O nome da receita tem origem na palavra maccherone, que quer dizer massa fina. No início, eram apenas biscoitos de amêndoas, sem qualquer recheio.

No século XVI, a receita foi levada para a França pela corte de Catarina de Médicis, sendo mantida em segredo. As primeiras a fazer os biscoitos em França foram as irmãs do convento Saint-Sacrement, da cidade de Nancy. Já no séc. XVIII, durante a Revolução Francesa, duas freiras especializaram-se na confeção e comercialização dos macarons, tendo-se tornado famosas pelos doces e passaram a ser chamadas Souers Macaron (Irmãs Macaron).

O recheio dos macarons foi introduzido somente no séc. XX, por Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée, passando estes doces a assumir a forma que conhecemos atualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *