Avançar para o conteúdo
Home » Nogados | Nougats (Alentejo e Algarve)

Nogados | Nougats (Alentejo e Algarve)

Compartilhe!

O mel, tal como o azeite, é um ingrediente fundamental na confeção de diversos doces típicos do Alentejo e Algarve. Entre eles encontram-se os famosos nogados (também conhecidos como nougat), tradicionalmente confecionados no Natal e noutras ocasiões festivas, dependendo da região. A título de exemplo, em Évora, fazem-se os nogados pelo Carnaval e, em Beja, nas festas de S. João.

Ingredientes:

Para os nogados
  • 1 pau de canela
  • 2 colheres (sopa) de aguardente
  • 2 colheres (sopa) de azeite + q.b. p/ fritar
  • 2 laranjas grandes
  • 500 g de farinha
  • água q.b.
  • folhas de laranjeira ou de limoeiro lavadas e enxutas
Para a calda
  • 700 ml de mel

Confeção:

Ferva, durante 2 minutos, um pouco de água com o pau de canela e as cascas de laranja. Deixe arrefecer um pouco.

Deite a farinha em monte, numa superfície lisa ou num recipiente largo, abra um buraco no meio e deite 2 colheres (sopa) de azeite, o suco das laranjas e a aguardente. Misture, juntando aos poucos a água aromatizada com laranja e canela, já morna.

Trabalhe bem a massa e tape-a com um pano, deixando-a repousar durante 3 horas.

Após o período de repouso, tenda rolinhos finos e compridos, com espessura de um lápis fino, e coloque-os, espaçados, sobre um pano. Este último passo é importante, porque a massa depois de esticada volta a encolher e, colocando-a sobre o pano, ela vai aderir e manter mais facilmente a forma desejada para cortar.

Estando a massa toda tendida, corte os rolinhos em pedaços com 1 cm e frite-os em azeite quente (175º C). A fritura deve ser feita em lume brando para que os nogados não fiquem crus por dentro, criando uma película exterior de cor dourada que evitará tornarem-se moles em contacto com a calda de mel.

Depois de fritos, coloque os nogados sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

Leve o mel ao lume e deixe ferver até ficar bem espesso.

Retire a espuma em excesso e, com o mel ainda no lume, deite os fritos na panela, envolvendo-os envolva-os na calda sem esmagar.

Quando retirar os nogados, deite-os sobre a pedra da bancada, previamente untada. Passe as mãos por água para não se queimar e molde os nogados, formando pequenos montinhos sobre folhas de laranjeira.

4 comentários em “Nogados | Nougats (Alentejo e Algarve)”

  1. Os Nógados Alentejanos são deliciosos.São feitos com a massa frita ao contrário dos Nógados de Trás-os-Montes que são de Noz e ao contrário dos do Algarve que são feitos de Amêndoa.

  2. Como informação adicional: O Nógado é um bolo que teve a sua origem no Real Convento das Servas em Borba.
    Além da forma tradicional também pode ser enrolado como um chouriço tipo salame que depois de frio se corta em fatias com 1 centímetro de espessura (nalgumas regiões do Alentejo às fatias chamam-se Mexericos).

  3. Os Nógados do Alentejo são feitos de massa frita ao contrário dos de Trás-os-Montes que são feitos de Nozes e os do Algarve que são feitos de Amêndoa.
    O Nógado é um bolo que teve a sua origem no Real Convento das Servas em Borba. Além da forma tradicional também pode ser enformado como um chouriço tipo salame que depois de frio se corta em fatias de 1 cm de espessura. Nalgumas regiões do Alentejo ao nógado assim cortado dá-se o nome de mexericos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *