O Pudim Abade de Priscos, ou Pudim de Toucinho, é um doce de origem conventual, sendo um dos marcos gastronómicos da cidade de Braga e, de certa forma, da região do Minho. O toucinho dá a este pudim a sua consistência e aspeto característicos, sendo também evidente o sabor que lhe confere o vinho do Porto e a canela.
A receita é do final do século XIX, tendo sido das únicas deixadas pelo abade de Priscos, que foi um dos grandes cozinheiros do seu tempo, chegando mesmo a cozinhar para o Rei. Além da receita, o abade deixou um alerta no que respeita à sua confeção, ao dizer que “A receita é só o princípio… As mãos, o olfato, o paladar do verdadeiro cozinheiro fazem o principal”.
Experimente este maravilhoso doce, ideal para uma mesa de festa – o sucesso é garantido…
1ª Receita
Ingredientes:
- 15 gemas
- 1 cálice de vinho do Porto
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela
- 500 ml de água
- 500 g de açúcar
- 50 g de toucinho gordo
- caramelo líquido p/ untar a forma
Confecção:
Coloque um tacho ao lume com a água e, quando ferver, adicione o açúcar, a casca de limão, o toucinho e o pau de canela. Deixe ferver durante 2 minutos e passe depois a calda por um passador de rede.
Bata as gemas e junte-lhes o cálice de vinho do Porto, batendo bem.
Deite a calda de açúcar sobre o preparado de gemas, passando-a por um coador fino. Envolva bem.
Deite o preparado numa forma de pudim caramelizada e leve a cozer em banho-maria, durante 30 minutos.
Retire o pudim depois de cozido, deixe arrefecer e desenforme.
Receita Fácil de Pudim de Priscos
Pudim Abade de Priscos Fácil
Equipamento
- 1 Forma Média
- 1 Forma Grande para o banho maria
- Tigela
- Forno
Ingredientes
- 500 g açúcar
- 125 ml água
- 250 ml limão
- 12 gemas de ovos
- 1 colher (chá) canela em pó
- 1 colher (chá) farinha de trigo (para caramelizar a forma)
Instruções
- Comece por preparar a calda de açúcar. Misture o açúcar com a água e a casca de limão numa panela e leve ao lume até obter uma calda dourada.
- Retire a casca de limão e reserve a calda. Deixe-a arrefecer enquanto prepara o restante.
- Pique finamente o toucinho e leve-o a derreter numa frigideira até ficar líquido. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Noutra tigela, bata as gemas de ovos e adicione, em fio, o toucinho derretido, mexendo sempre para evitar que as gemas cozam.
- Acrescente a calda de açúcar reservada, a canela em pó e misture bem.
- Passe a mistura por um coador fino para remover quaisquer impurezas.
- Caramelize uma forma com a farinha de trigo e verta nela a mistura preparada.
- Leve a forma a cozer em banho-maria no forno a 180°C por cerca de 40-50 minutos, ou até que o pudim esteja firme.
- Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme.





Veja também:
[wptb id=41650]Conclusão
Em síntese, o pudim de Abade de Priscos é uma obra-prima da doçaria portuguesa, conquistando paladares com sua textura suave e sabor único.
Experimente esta delícia e deixe-se envolver pela tradição culinária rica e inigualável.
Aprecie o requinte desta sobremesa e adoce seus momentos com uma experiência memorável.
- Sopa da Pedra (Almeirim)A Sopa da Pedra é uma sopa tradicional da cozinha portuguesa, originária de Almeirim, em Santarém, no centro de Portugal. É uma sopa consistente e rica, feita à base de carne, enchidos, feijão, couve, batatas e cenoura. Tradicionalmente, coloca-se a… Ler mais »Sopa da Pedra (Almeirim)
- Feijoada BrasileiraFeijoada é um guisado de feijão com carne, geralmente acompanhada com arroz. Este prato tradicional teve origem no norte de Portugal, sendo atualmente um dos mais típicos da cozinha brasileira. Há, no entanto, algumas diferenças na forma de… Ler mais »Feijoada Brasileira
- Bacalhau no Forno com Batatas às Rodelas: Uma Tradição DeliciosaO bacalhau no forno com batatas às rodelas é uma daquelas receitas que trazem consigo o sabor da tradição, combinando simplicidade com um resultado gastronômico excepcional. Este prato, rico em sabores e texturas, é uma escolha perfeita… Ler mais »Bacalhau no Forno com Batatas às Rodelas: Uma Tradição Deliciosa
- Bolo de Bolacha com Natas e Caramelo: Uma Doce Tradição que Encanta PaladaresO bolo de bolacha com natas e caramelo é uma sobremesa clássica que combina a simplicidade com um sabor irresistível. Este doce é particularmente popular em Portugal, mas também é apreciado em várias outras partes do mundo.… Ler mais »Bolo de Bolacha com Natas e Caramelo: Uma Doce Tradição que Encanta Paladares
Muito bom. Saiu todo torto da forma, esqueci-me do banho maria, mas é delicioso.
Cumprimentos da terra das tulipas.
não sei o que chaman de tuocinho para nos e a gordura do porco que usamos para fazer feijoada.Não posso fazer a receita até saber x vocês o que chaman de toucinho. Obrigada.
OI Neli,
Bacon, toucinho, gordura subcutânea do porco, tudo a mesma coisa
toucinho=bacon
Uma correcção importante:
– O Pudim Abade Priscos, não leva farinha;
– Os ovos deverão ser 15 (receita original), mas sendo de aviário na minha opinião deverão ser 18.
…mas esta receita não fala em farinha!
O pudim Abade Priscos é um doce conventual, logo o seu elemento principal é o ovo e açúcar(Em ponto de calda)
A receita apresentada difere bastante da original, quer na quantidade de ovos, quer no ponto de calda do açúcar e quer na técnica de confecção.
Não estou a dizer que não possa sair bom, mas por favor e respeito aos profissionais que podem ler isto, nao lhe chamem “abade de priscos”.
Conhece a receita original? Não ma quer enviar 🙂 ? Gostava muito de poder fazer um abade de priscos em condições (sou quase da zona do pudim… 20 kms mais ao lado…:-) ).
Esta é a receita mais parecida que vi com a do Abade, parem de ser ignorantes e vejam a receita original para confirmar. O toucinho é mesmo toucinho, não Bacon, este toucinho vai, grande parte dele, derreter e é a sua gordura q vai fazer a diferença!!!!!
O pudim do abade de priscos é o melhor pudim do mundo,sendo confeccionado como o abade de priscos o confeccionava,não se esqueça que lhe tem de meter toucinho com um pouco de gordura.