Canja de Galinha

canja de galinha

A canja de galinha é uma sopa típica portuguesa, extremamente simples de confecionar e muito reconfortante, sobretudo nos dias mais frios. Tem por base o caldo onde é cozida a carne, ao qual se junta arroz ou massa, dependendo da região e/ou costumes de quem faz a receita.
A esta sopa está associada a crença popular de que ajuda a restabelecer de doenças, especialmente a constipação. A canja é particularmente recomendada no tratamento da diarreia, a fim de combater a desidratação. Em certas regiões de Portugal, existe ainda a tradição de, depois do parto, as mulheres comerem somente canja durante algumas semanas.
Esta receita tradicional portuguesa é de origem asiática, tendo o nome derivado de kanji, um ensopado de arroz indiano típico da Província de Malabar, região onde fica atualmente Goa, antiga colónia portuguesa na Índia. Os portugueses terão aproveitado a popularidade desta mistura de água com arroz para criar uma sopa saborosa, incrementando a galinha, temperos e legumes.
Embora esta sopa seja uma refeição comum, durante todo o ano, à mesa de praticamente todas as famílias portuguesas, em regiões como Trás-os-Montes e Alto Douro é uma das receitas tradicionais de Natal.
A canja, além de ser muito saborosa, é uma receita prática, barata, simples de fazer e saudável, pois é nutritiva e tem poucas calorias, sendo-lhe reconhecidas igualmente propriedades anti-inflamatórias.

Ingredientes:

  • ½ galinha caseira (com miúdos)
  • 1 cebola
  • 1 cenoura (opcional)
  • 1 ramo de hortelã
  • 2 dentes de alho
  • 2 litros de água
  • 2 ovos cozidos
  • 80 g de arroz ou massinhas
  • sal q.b.

Confeção:

Coza a galinha, com os miúdos, juntamente com a cebola, a cenoura e os dentes de alho inteiros, na água temperada com sal, durante cerca de 20 minutos.

Depois de cozida, retire a galinha e a cenoura.

Pique a cenoura,  limpe a galinha de peles e ossos e desfie-a. Reserve.

Leve novamente o caldo ao lume e, assim que começar a ferver, junte o arroz ou massa e deixe cozinhar cerca de 10 minutos.

Desfaça as gemas de ovo com um garfo.

Pouco antes de terminar a cozedura, retire um pouco de caldo, junte às gemas desfeitas e no caldo. Adicione igualmente a galinha e a cenoura e deixe acabar de cozer.

Sirva a canja com folhas de hortelã.



3 Respostas para Canja de Galinha

  1. francieli diz:

    Sempre adorei canja mas agora q estou gravida peguei mas gosto ainda adorei a receita

  2. Empada! de coelho essa receita e uma delícia.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook Recommendations Bar plugin for WordPress powered by TutsKid.com.