Galeto ao Primo Canto (Rio Grande do Sul)

galeto al primo canto

Galeto ao Primo Canto é uma receita tradicional gaúcha, feita à base de frangos pequenos assados, sendo considerada uma das referências gastronómicas de Rio Grande do Sul, a par do arroz de carreteiro e o churrasco.

Desde a década de 30 do séc. XX que este prato é comercializado em restaurantes, intitulados galeterias, que alcançaram fama, tendo-se disseminado por todo o estado de Rio Grande do Sul.

O galeto é uma refeição típica das colónias italianas do sul do Brasil, remontando aos hábitos alimentares dos colonizadores, que costumavam fazer “passarinhadas” nos dias de festa. Mas, com a proibição da caça aos passarinhos na década de 50, o prato passou a ser confecionado com frangos de leite, abatidos no primeiro mês de vida. Nas galeterias do Rio Grande do Sul, o galeto é acompanhado com pratos tradicionais italianos, como sopa de capeletti, polenta frita, esparguete, maionese e radicci com bacon.

Ingredientes:

(para 4 a 6 pessoas)
  • 1 garrafa de vinho branco seco
  • 2 cebolas médias picadas
  • 2 colheres (sopa) de manjerona picada
  • 2 colheres (sopa) de sálvia picada
  • 3 colheres (sopa) de salsa picada
  • 6 galetos
  • noz-moscada, pimenta-do-reino e sal a gosto

Confeção:

De véspera, prepare e tempere os galetos. Lave-os bem, corte-os ao meio e tempere com vinho, cebola, salva, salsa, manjerona, noz-moscada, pimenta e sal.

Cubra o recipiente onde os colocou com papel alumínio e deixe repousar no frigorífico até ao dia seguinte, para tomar gosto.

Aqueça uma grelha e asse nela os pedaços de carne até ficarem dourados e com a pele crocante.

Para evitar que a carne resseque, vá-a pincelando com o tempero restante.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email admin@cozinhatradicional.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.