Huevos Carlistas (Espanha)

Huevos Carlistas José Luís Reynolds

Os Huevos Carlistas, também designados “Huevos a la Carlista”, “Huevos a la Navarra” ou também “Huevos Encapotados” são um prato típico espanhol, proveniente da província de Navarra. A receita e as fotos que apresentamos foram enviadas por um seguidor do nosso blogue parceiro, Doces Regionais, o senhor José Luís Reynolds.

A primeira referência escrita desta preparação data de 1874, com uma publicação no Almanaque de Conferencias Culinarias. Almanac Culinary Conference 1874.

A receita consiste numa preparação de ovos estrelados que são revestidas um molho bechamel e empanados, sendo depois fritos até ficarem dourados.

Ingredientes:

(para 3 ovos)

  • ½ litro de leite
  • 25 g de manteiga
  • 5 ovos
  • 50 g de farinha de trigo
  • noz-moscada q.b.
  • pão ralado q.b.
  • pimenta moída q.b.
  • sal q.b.
  • sumo de ½ limão

Confeção:

Estrele rapidamente 3 ovos frescos em azeite e coloque-os sobre uma papel absorvente para retirar o excesso de gordura.

Leve ao lume o leite, a manteiga e a farinha e prepare um molho béchamel, temperado com sal, pimenta e uma pitada de noz-moscada.

Retire do lume e adicione uma gema de ovo batida e sumo de limão.

Numa tigela untada com óleo, coloque uma colher de béchamel e, sobre este, um ovo estrelado cobrindo-o bem com outra colherada de béchamel.

Deixe arrefecer e repita a operação até ter coberto os três ovos.

Disponha num prato o pão ralado e noutro um ovo batido. Reserve.

Quando o molho béchamel dos ovos estiver bem frio, passe os ovos pelo pão ralado, em seguida no ovo batido e novamente no pão ralado.

Frite os ovos numa panela ou frigideira funda com bastante óleo quente. Deixe os ovos dourarem, escorra-os e coloque-os sobre papel absorvente.

Para que a receita dos ovos carlistas fique bem feita, depois de prontos, a gema deve escorrer quando os ovos são cortados.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>