Tripas Enfarinhadas (Douro e Minho)

tripas enfarinhadas

A tripa enfarinhada é um enchido tradicional do norte de Portugal, sobretudo nas regiões Douro e Minho. Os ingredientes principais são as tripas enfolhadas de porco, a farinha de milho, os cominhos e a pimenta. Por norma, são fritas e cortadas em rodelas longas. Encontram-se disponíveis à venda em talhos ou até nas grandes superfícies comerciais. No entanto, sobretudo para quem gosta de lidar com os tachos, a receita caseira tem outro sabor e carrega em si os saberes da cozinha tradicional portuguesa.

Estas tripas servem tradicionalmente de acompanhamento a pratos como os Rojões à moda do Minho, podendo também ser servidas como entrada ou simplesmente como petisco.

Ingredientes:

  • 2 limões
  • cominhos q.b.
  • farinha de milho q.b.
  • sal e pimenta a gosto
  • tripas de porco frescas
  • banha ou pique (gordura de cozer os rojões)

Confeção:

De véspera, lave muito bem as tripas em várias águas e deixe-as de molho em água com rodelas de limão. Deverá mudar a água várias vezes.

No dia seguinte voltar a lavar bem as tripas, enxugue-as e vire-as do avesso.

Envolva-as em farinha de milho, misturada com pimenta e cominhos. Ate uma das extremidades e volte a virá-las.

Mergulhe as tripas em água a ferver, temperada com sal, durante alguns minutos, para uma cozedura rápida. Escorra-as depois e corte-as em rodelas largas (cerca de 5 cm).

Frite-as em banha ou no pique e sirva.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>