Pular para o conteúdo
Home » Bacalhau à Lagareiro

Bacalhau à Lagareiro

Compartilhe!

Este é um dos pratos de bacalhau mais conhecidos da cozinha tradicional portuguesa. A receita teve origem nas Beiras, onde era preparada em fornos dos lagares de azeite, quando se moía a azeitona e fazia azeite novo, no final de outubro. É daí que advém o seu nome.

Trata-se de uma receita em que o lombo de bacalhau é assado com cebolas e batatas, todos eles generosamnete regados com azeite. Nos primeiros tempos de confeção da receita, quando ainda era preparada nos lagares, as batatas e as cebolas eram espetadas num arame, ainda com casca, e penduradas no forno, onde também se assava o bacalhau. Quando saíam do forno, juntava-se alho cru e regava-se com bastante azeite, acabado de tirar do lagar.

Ingredientes:

(para 4 pessoas)
  • 1 kg de batatas p/ assar
  • 100 ml de azeite
  • 4 postas de bacalhau demolhado
  • 5 cebolas pequenas
  • 2 dentes de alho
  • sal, pimenta e vinagre q.b.

Confeção:

Aqueça o forno a 200° C.

Lave as batatas e coloque-as, com casca, num tabuleiro, onde colocará também as cebolas, cortadas ao meio e temperadas com sal. Por cima, disponha o bacalhau.

Regue tudo generosamente com azeite e leve ao forno, cerca de 30 minutos.

Quando as batatas estiverem macias, retire-as e dê-lhes uma ligeira pancada com a mão (batata ao murro), voltando a colocá-las no forno.

No momento de servir, disponha o bacalhau no centro de uma travessa, com as batatas e as cebolas em volta. Por cima, coloque fatias de alho cru, pimenta moída na hora e salpique com vinagre.

Regue novamente com azeite e sirva o bacalhau bem quente.

3 comentários em “Bacalhau à Lagareiro”

  1. As batatas assam por baixo do bacalhau em 30 minutos a essa temperatura? mesmo com batatas pequenas duvido um pouco. As minhas j+a lá estão há esse tempo e ainda não estão macias

  2. Fernando de Pina Catarino

    O bacalhau à Lagareiro tradicional assim como o Cozido à Portuguesa tradicional deveriam ser os dois pratos que todos os restaurantes Portugueses deveriam cozinhar sem qualquer tipo de alterações ou de adaptações que só os vêm desvirtuar !!!

  3. José Maria Gomez Faraco

    Na foto vê-se que o prato contém azeitonas e um ingrediente verde. Estes não constam da lista de ingredientes e nem na descrição do preparo do prato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *