Estes biscoitos, uma das referências da doçaria regional valenciana, provêm do receituário do Convento do Bom Jesus de Valença, cidade fronteiriça, no extremo norte de Portugal. Este convento feminino era habitado pelas freiras franciscanas e veio a ser extinto em julho de 1769.
O nome dos biscoitos, aplicado no feminino, não deixa de ser original e de representar exatamente aquilo que o doce é. Poder-se-á subentender aqui uma relação com o facto de a receita ter sido criada por freiras e a receita marcará, desta forma, a sua origem e feminilidade. O termo milhas poderá estar relacionado com o facto de ser a farinha de milho que está na base da sua confeção, contando ainda com ingredientes como a farinha de trigo, uma boa quantidade de manteiga e ovos, açúcar, limão e canela.
Ingredientes:
- 1 colher (café) de canela
- 1 kg de açúcar
- 1 kg de farinha de milho
- 10 ovos
- 250 g de farinha de trigo
- 250 g de manteiga derretida
- raspa de ½ limão
Confeção:
Misture todos os ingredientes, à exceção dos ovos e bata muito bem.
Junte os ovos, que devem estar bem batidos, e amasse bem.
Deixe a massa repousar durante uma hora.
Depois de levedar, deite pequenas porções da massa num tabuleiro untado e polvilhado com farinha, dando-lhes a forma de biscoitos alongados (semelhantes às línguas de veado). Deixe um pequeno espaço entre eles, de forma a não colarem.
Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 8 minutos, acompanhando a cozedura de forma a ficar uniforme.
Foto de João António Guterres Pereira (valenciano)
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.