As brisas do Tâmega são doces regionais de Amarante, provenientes da doçaria conventual, com a forma de barquinhos, recheados de doce de ovos e miolo de amêndoa. As brisas foram criadas pelas clarissas do antigo Real Convento de Santa Clara, mas as Invasões Francesas obrigaram à retirada das freiras e à rápida difusão da receita pelas famílias da vila e pelas lojas junto ao rio.
Em Amarante, diz-se que a doçaria conventual nascida nessa região (brisas do Tâmega, papos de anjo, foguetes e lérias) rivalizam em fama com o convento e a ponte, marcos turísticos da vila.
Hoje em dia, adquirem-se as formas de barquinhos de baunilha que se enchem com o recheio, o que simplifica a confeção.
Índice
Brisas do Tâmega (Amarante)
Ingredientes:
Para o recheio
- 12 gemas
- 1 cálice de vinho do Porto
- 300 g de miolo de amêndoa
- 300 ml de água
- 500 g de açúcar
Para envolver
- 24 barcos de bolacha
Confecção:
Ferva o açúcar com a água, até atingir o ponto de pérola (quando se levanta a colher, corre um fio espesso, ficando uma gota suspensa na extremidade).
Misture as gemas, batidas e coadas por um passador de rede fina, com o miolo da amêndoa moído e o vinho do Porto.
Leve a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire e deixe arrefecer um pouco.
Encha os barquinhos com o recheio até cerca de ¾ da sua capacidade e, por cima, deite a calda de açúcar.
Sugestão:
Para aproveitar as claras, prepare um delicioso Pudim Molotov.
Uma receita alternativa de Brisas do Tâmega
Brisas do Tâmega
Equipamento
- 1 Tigela
- 1 Colher de pau
Ingredientes
- 250 g de açúcar
- 250 g de amêndoas moídas
- Claras de ovos
Instruções
- Misture açúcar e amêndoas até homogeneizar.
- Adicione claras de ovos, formando uma massa.
- Modele pequenos montes e asse até dourar.
- Sirva e aprecie as autênticas Brisas do Tâmega.
Video
Notas
Veja também:
[wptb id=41163]Conclusão
Explore a tradição culinária de Amarante com as Brisas do Tâmega. Um deleite que une história e sabor, proporcionando momentos inesquecíveis à mesa.
- Sopa da Pedra (Almeirim)A Sopa da Pedra é uma sopa tradicional da cozinha portuguesa, originária de Almeirim, em Santarém, no centro de Portugal. É uma sopa consistente e rica, feita à base de carne, enchidos, feijão, couve, batatas… Ler mais »Sopa da Pedra (Almeirim)
- Feijoada BrasileiraFeijoada é um guisado de feijão com carne, geralmente acompanhada com arroz. Este prato tradicional teve origem no norte de Portugal, sendo atualmente um dos mais típicos da cozinha brasileira. Há, no entanto,… Ler mais »Feijoada Brasileira
- Bacalhau no Forno com Batatas às Rodelas: Uma Tradição DeliciosaO bacalhau no forno com batatas às rodelas é uma daquelas receitas que trazem consigo o sabor da tradição, combinando simplicidade com um resultado gastronômico excepcional. Este prato, rico em sabores e… Ler mais »Bacalhau no Forno com Batatas às Rodelas: Uma Tradição Deliciosa
- Bolo de Bolacha com Natas e Caramelo: Uma Doce Tradição que Encanta PaladaresO bolo de bolacha com natas e caramelo é uma sobremesa clássica que combina a simplicidade com um sabor irresistível. Este doce é particularmente popular em Portugal, mas também é apreciado em… Ler mais »Bolo de Bolacha com Natas e Caramelo: Uma Doce Tradição que Encanta Paladares
Sera que me pode dizer onde posso arranjar os barquinhos de bolacha e que eu nunca vi a venda . obrigada
Maria, pode comprar em lojas especializadas em doçaria, cada vez mais comuns nos espaços comerciais.