As brisas do Lis, também conhecidas, embora com menos expressão, como Brisas de Santa Ana, são bolos tradicionais de Leiria, feitos à base de amêndoa, açúcar e ovos.
A origem destes deliciosos doces regionais é bastante antiga, começando por integrar a doçaria conventual, uma vez que foram as freiras do antigo convento de Santana, já demolido, que as criaram. A receita foi passada a uma senhora muito devota e assídua nas cerimónias realizadas no convento, que era proprietária do café Colonial. Este café ainda hoje existe, sendo o mais antigo e conhecido da cidade de Leiria. O segredo da confeção das brisas do Lis foi-se espalhando até aos dias de hoje por muitas pastelarias da cidade e, atualmente, são doces muito procurados tanto pelos leirienses como pelos turistas que visitam a cidade.
Com base neste ex libris da doçaria portuguesa, foram criados, no Brasil, os afamados Quindins – feitos à base de coco e não de amêndoa, pois lá este é um ingrediente menos comum.
Ingredientes:
- 100 ml de água
- 100 g de miolo de amêndoa
- 250 g de açúcar em pó
- 3 claras
- 6 gemas
Confeção:
Escalde as amêndoas, pele-as e reduza-as a farinha.
Leve o açúcar ao lume, misturado com a água, deixando ferver brandamente (3 minutos exatos).
Retire a calda do lume, adicione a amêndoa picada e deixe arrefecer.
Junte as gemas e as claras, previamente mexidas, e envolva tudo até os ingredientes estarem bem ligados.
Unte formas pequenas com margarina e encha-as com o preparado anterior, mas não completamente (deverá deixar cerca de 1 cm entre o preparado e o bordo da forma para que quando se inicie a cozedura, a massa não transborde).
Deite água quente num tabuleiro e coloque nele as formas.
Leve a cozer em forno bastante quente até o preparado estar bem solidificado (20 a 25 minutos aprox.), o que se verifica fazendo pressão com os dedos.
Retire do forno, deixe arrefecer, descole dos lados e desenforme.
Coloque as brisas dentro de forminhas de papel frisado e sirva.
Sugestão:
Os Tosquiados são uma forma deliciosa de aproveitar as claras que sobraram da confeção das Brisas do Lis.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.
Vou fazer essa receita, que me parece muito interessante. Gostaria de saber o rendimento. Quantas forminhas e o tamanho aproximado delas?
Posso somente um usando uma forma grande, como um pudim?
Obrigada,
Erika
Gostaria de saber se as claras são batidas na batedeira junto com as gemas e depois colocadas na calda já fria .
Não ficou esclarecido
Obrigada
Heloisa
A receita nao esta’ muito clara quanto ‘a utilizacao das gemas e claras. Poderia esclarecer, por favor?