O caldo verde é uma sopa da cozinha tradicional portuguesa, feita à base de puré de batata e couve portuguesa, cortada muito finamente. Embora sendo típica da região norte de Portugal, esta sopa é muito apreciada e conhecida aquém e além fronteiras, sendo mesmo uma das mais célebres receitas tradicionais do país.
Além dos ingredientes típicos que compõem o caldo verde (puré de batata, couve, chouriço e azeite), a receita do Minho caracteriza-se pela inclusão da broa de milho, sendo a sopa servida em malgas.
Ingredientes:
(para 4 pessoas)
- 1 cebola
- 150 ml de azeite
- 1,5 litros de água
- 2 dentes de alho
- 2 fatias de broa de milho
- 200 g de couve portuguesa cortada em caldo verde
- 4 rodelas de chouriço
- 600 g de batatas
- sal q.b.
Confeção:
Leve as batatas, a cebola e os dentes de alho a cozer em água temperada com sal e metade da porção de azeite.
Entretanto, prepare a couve, lavando-a e cortando as folhas em caldo verde (juliana muito fina).
Quando as batatas estiverem bem cozidas, faça um puré com as batatas, a cebola e os alhos. Leve o puré ao lume e 10 minutos antes de servir, com o caldo a ferver, junte a couve bem escorrida.
Deixe cozer com a panela destapada até a couve deixar de saber a cru. Retifique o tempero, ajustando a quantidade de sal, e adicione o restante azeite.
Coloque uma rodela de chouriço de carne em cada malga e regue com o caldo-verde.
Por fim, corte as fatias de broa ao meio e distribua-as pelas pessoas.
Dica:
No verão, quando a couve portuguesa está mais rija, convém escaldá-la antes de a juntar ao caldo.

Francisca Pereira é uma cozinheira de renome em Curitiba, conhecida por sua habilidade e talento na cozinha. Ela começou sua carreira como doceira, mas sua paixão pela culinária a levou a abrir seu próprio restaurante, o Fran Restaurante, há cerca de 25 anos.
Sua carreira de sucesso a levou a se tornar a editora de culinária do site CozinhaTradicional.com, onde compartilha suas receitas e experiências com outros entusiastas da culinária.