Estas cavacas são típicas da freguesia com o mesmo nome, no concelho da Batalha.
Embora não haja registos seguros sobre a origem desta receita, sabe-se que é muito antiga, estando associada às festas de Nossa Senhora dos Remédios. As cavacas faziam parte integrante das fogaças (grandes tabuleiros de madeira, forrados com toalhas de renda ou papel de seda onde eram transportados produtos regionais) que eram leiloadas após a procissão que se seguia à missa. O aspeto destas cavacas faz lembrar nuvens pela sua leveza e a cobertura branca de pasta de açúcar .
Ingredientes:
Para a massa
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 200 ml de azeite fino
- 5 ovos inteiros
- 7 gemas
Para a cobertura
- 1 kg de açúcar
- 1 limão
- 7 claras
Confeção:
Parta os ovos da massa para um alguidar e guarde as 7 claras que sobram para a cobertura.
Junte o azeite, umas pedras de sal e um pouco de farinha. Bata muito bem, juntando aos poucos a farinha restante.
Depois bem batida, estenda a massa sobre uma superfície lisa, polvilhada com uma boa camada de farinha, até ficar com cerca de 2 cm de espessura.
Corte a massa às tiras e estas, na horizontal, do tamanho em que se quiser as cavacas. Disponha as tiras de massa em latas polvilhadas de farinha.
Leve a cozer em forno bem quente e, enquanto cozem, prepare a cobertura.
Misture o açúcar, as claras, a casca de limão e um pouco de suco do mesmo. Bata muito bem até fazer castelo, obtendo um creme que, ao cobrir a cavaca, não deslize e caia.
Depois de cozidas, escove as cavacas de um lado e do outro e cubra-as de um lado com o creme preparado.
Disponha as cavacas em tabuleiros e coloque-as a secar no forno, com a cobertura para cima, aproveitando o calor da cozedura das mesmas. Retire e cubra-as do outro lado, levando-as a secar novamente.