As rabanadas recheadas são uma variante da receita tradicional, estando cada vez mais em voga, especialmente no Brasil. A verdade seja dita, são muito boas e existem recheios para os mais diversos gostos.
Nesta receita, o creme de maçã é feito com um pau de canela e passas, que dão um sabor e textura muito agradáveis às rabanadas.
Ingredientes:
- 100 ml de água
- 1 litro de leite
- 15 carcaças c/ 2 dias
- 2 paus de canela
- 250 g de açúcar
- 3 maçãs
- 3 ovos batidos
- 40 g de manteiga
- 50 g de passas s/ caroço
- açúcar e canela p/ polvilhar
- raspas de 1 limão
Confeção:
Descasque as maçãs, retire-lhes o caroço e corte-as em meias luas finas.
Leve as maçãs ao lume, juntamente com a manteiga, as passas, a raspa de limão, um pau de canela, 80 gramas de açúcar e a água. Deixe cozinhar, sem tampa, mexendo de vez em quando, até as maçãs estarem brilhantes e sem líquido (15 minutos aproximadamente). Retire do lume e reserve.
Ferva o leite com o restante açúcar, a casca de limão e o pau de canela.
Retire a côdea às carcaças, mergulhe-as no leite, já morno, até que fiquem bem ensopadas.
Retire uma carcaça de cada vez e aperte-a com as mãos para que liberte o excesso de líquido. Faça um corte central, em cada uma, sem chegar à outra extremidade, e recheie com a mistura da maçã (já sem o pau de canela). Molde em forma de bola, para que o recheio fique escondido.
Passe as rabanadas pelos ovos batidos e frite óleo quente, até ficarem douradas. Escorra-as sobre papel absorvente e, ainda quentes, passe-as por açúcar e canela e ponha numa travessa.
Sou Berenice Pereira, uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, trabalhando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, me tornei uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, desenvolvendo habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.