Bacalhau à Gomes de Sá

Bacalhau à Gomes de Sá

O Bacalhau à Gomes de Sá é uma receita da cozinha tradicional portuguesa, tendo recebido o nome do seu criador. É um prato de peixe, típico do norte de Portugal, criado por José Luís Gomes de Sá, um conhecido comerciante de bacalhau do Porto.

A receita é simples e relativamente rápida, sendo o bacalhau cortado em pequenas lascas marinadas em leite. Vai depois ao forno, com azeite, alho, cebola, sendo servido com azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.

Ingredientes:

(para 4 pessoas)
  • 1 dente de alho
  • 150 ml de azeite
  • 2 cebolas
  • 2 ovos cozidos
  • 500 g de bacalhau demolhado
  • 500 g de batatas
  • 500 ml de leite
  • azeitonas pretas a gosto
  • sal e pimenta q.b.
  • salsa q.b.

Confeção:

Coza o bacalhau em água abundante, juntamente com as batatas (com pele) e os ovos.

Depois de cozido, desfie o bacalhau em lascas, dispensando pele e espinhas. Ponha as lascas num recipiente fundo, cubra com leite bem quente e deixe marinar.

Pele as as batatas e corte-as às rodelas, juntamente com os ovos depois de descascados.

Prepare um bom refogado com azeite, a cebola cortadas às rodelas e os alhos picados. Quando a cebola alourar, retire do lume.

Coloque num tabuleiro camadas alternadas de bacalhau, batatas, ovos e cebolada. Repita este processo até terminarem todos os ingredientes.

Leve ao forno e sirva ainda quente, no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitado com rodelas de ovo cozido e azeitonas.

1 resposta a Bacalhau à Gomes de Sá

  1. Maria Abreu diz:
    Faço uma sopa que gosto muito – sopa de peixe, acho que vão gostar.
    Cozo 250 g de camarão; quando cozidos, retiro as cabeças; volto a cozê-las na mesma água deixando ferver bastante. Passo a varinha mágica para deixar em puré coo e o caldo reservo para deitar na sopa em vez de água.
    Faço o refogado (tudo em cru) – uma cebola, 500 g de tomate maduro sem pele, 3 dentes de alho sem pele, uma folha de louro – pico tudo bem miudo faço um refogado até ficar num puré. Acrescento a água do camarão, corto uma batata às rodelas fininhas (descascada claro), cozo uma posta de qualquer peixe a gosto (pode ser pescada). Passados cinco minutos, retiro o peixe, deito água que chegue, uma mão cheia de massinha cotovelos, pico um molho de coentro. No final, deito os camarões cozidos deixo cozer mais cinco minutos. Retiro do lume para servir, coloco um ramo de hortelã em cada prato.
    Provem que vão adorar!
    Maria Abreu Loulé

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>