Funge (Angola)

funge

O Funge, ou Pirão, é um acompanhamento muito comum na cozinha de Angola, sendo tradicionalmente servido com pratos que tenham molho, como a famosa Moamba de Galinha.
A receita pode ser confecionada com farinha de milho ou de mandioca, que é cozida e mexida energética e muito frequentemente, a fim de se conseguir a consistência certa. A variante feita com milho, mais usual no sul de Angola, apresenta a tonalidade amarela própria daquele ingrediente; já a receita com farinha de mandioca, muito utilizada no norte do país, apresenta uma cor acinzentada, com laivos de castanho.

Ingredientes:

  • ½ litro de água
  • 300 g de farinha de mandioca
  • sal q.b.

Confeção:

Leve a água ao lume e, quando estiver a ferver, retire uma caneca para utilizar posteriormente.

Adicione sal a gosto e a farinha, aos poucos, mexendo constante e energicamente com uma colher de pau para não formar grumos. Mexa bem até formar uma bola uniforme.

Caso o funge esteja demasiado espesso, continue a mexer e vá acrescentando a água da caneca até obter a consistência desejada.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.
Print Friendly, PDF & Email

1 resposta a Funge (Angola)

  1. francisco diz:
    Estes instrucoes foram excelente, muito obrigado.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>