Gnocchi (Itália)

gnocchi

O  gnocchi, também designado no Brasil nhoque ou inhoque, é um prato tradicional italiano, amplamente difundido em todo o mundo.
Trata-se de um acompanhamento de um prato principal, preparado à base de batata ou farinha de trigo.
A receita é muito antiga e teve origem no norte de Itália, tendo sido difundida pelos romanos durante o império. No início, era feito à base de água e semolina, Somente por volta de 1700 é que a batata foi introduzida e talvez tenha sido ela a responsável pela popularização do prato. Mais tarde, foram introduzidas novas versões, preparadas com abóbora, espinafre e mandioca.
A cozedura do gnocchi é rápida e, embora o prato seja feito com ingredientes simples, a receita tem alguns segredos para ficar no ponto. Precisará sobretudo de prática e paciência para aperfeiçoar a técnica e perceber qual a quantidade de farinha necessária para que a massa dos gnocchi fique leve e fofa. Além da quantidade de farinha, é importante cozinhá-los em água bem quente, e fazê-lo pouco antes de servir, para assegurar que os gnocchi não secam demasiado e mantêm a sua leveza característica.

Ingredientes:

Para 4 pessoas

  • 1 kg  de batatas
  • 2 chávenas de farinha sem fermento
  • 2 ovos grandes
  • pimenta preta em grão q.b.
  • sal q.b.

Confeção:

Polvilhe um tabuleiro com farinha e reserve.

Leve as batatas a cozer com pele, cobertas com água temperada com sal.

Deixe arrefecer um pouco as batatas e retire-lhes a pele. Em seguida, passe-as com o auxílio do passevite.

Adicione a farinha e os ovos ao puré de batata. Tempere com o restante sal e a pimenta, moída na hora, misturando bem.

Deite a massa numa superfície de trabalho polvilhada com farinha. Amasse-a delicadamente cerca de 3 minutos, até ficar macia.

Divida a massa em 4 a 6 bocados. Enrole cada um de forma a parecer uma corda comprida com a espessura de um polegar. Corte-as na diagonal, com um tamanho de aproximadamente 2 cm. Pressione cada pedaço com um garfo para ficar com incisões.

Disponha os gnocchi no tabuleiro que tinha reservado até estarem prontos para cozinhar.

Pouco antes de servir, leve uma panela grande com água ao lume, deixe levantar fervura e junte sal a gosto.

Ponha metade dos gnocchi a cozer com a água bem quente e, quando subirem à superfície (cerca de 2 minutos), continue a cozinhar até ficarem moles, mais 15 segundos aproximadamente.

Retire-os com uma escumadeira e repita o processo as vezes necessárias para cozer os restantes gnocchi.

 

Lendas e tradições por trás da receita…
Conta a lenda que São Pantaleão (santo católico do séc. IV), num certo dia 29 de dezembro deambulava por uma pequena vila italiana. Faminto, bateu à porta de uma casa e pediu comida.
A família era grande e pobre, mas dividiu com ele o pouco gnocchi que comiam, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a amabilidade e partiu.
Ao recolherem os pratos, descobriram que por baixo de cada um havia bastante dinheiro.
Desde então, acredita-se que comer gnocchi no dia 29 de cada mês dá sorte ou traz dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todos os dias 29 se scome o “nhoque da fortuna”, seguindo o ritual de colocar dinheiro em baixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e só depois se saboreia o restante do prato.
Há quem defenda que o dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado no ritual seguinte.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email admin@cozinhatradicional.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.