O arroz de marisco é um prato tradicional da cozinha portuguesa, típico das zonas costeiras. Como o próprio nome indica, trata-se de um prato feito à base de vários tipos de marisco, nomeadamente amêijoas, camarão, berbigão, mexilhão, lagosta e sapateira. Há pequenas variações regionais da receita, marcadas sobretudo pelas diferentes combinações do marisco utilizado. A sua origem, porém, terá sido na na praia da Vieira de Leiria, na região centro do país. Uma das características desta receita é servir o arroz ainda a fervilhar, no tradicional tacho de barro onde foi cozinhado.
Dos vários pratos da cozinha tradicional portuguesa que têm o marisco como ingrediente principal, esta é a mais famosa aquém e além fronteiras de Portugal, tendo sido inclusive um dos vencedores das 7 Maravilhas da Gastronomia. Para o confecionar, começa-se por cozer os mariscos e fazer um refogado que pode levar alho, tomate, cebola e azeite. Em seguida, é-lhe acrescentado o caldo da cozedura do marisco, onde é cozido o arroz para que os sabores não se percam. Por norma, também se adiciona vinho branco. Quando o arroz estiver quase cozido, são adicionados os mariscos e coentros picados, ingrediente típico da cozinha portuguesa, que confere à receita um aroma e sabor únicos. Deve servir-se o arroz de marisco bem aguado, pois se ficar seco pode-se perder o sabor típico deste prato.
Uma das variações mais tradicionais da receita é o arroz de marisco com tamboril que, além do marisco, inclui pedaços deste peixe.
Ingredientes:
- 1 cebola
- 1 molho de coentros
- 1 tomate maduro (opcional)
- 100 ml de vinho branco
- 2 dentes de alho
- 4 bocas de sapateira
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 400 g de arroz
- 50 g de margarina
- 500 g de amêijoas
- 500 g de camarão
- 500 g de mexilhão
- piripiri q.b.
- sal q.b.
Confeção:
Limpe e lave bem o marisco. Em seguida, coza-o e descasque-o, reservando a água da cozedura. Deixe alguns camarões inteiros para decorar o prato.
Faça um caldo com as cascas e as cabeças do camarão.
Faça um refogado com o azeite e a margarina, juntamente com os alhos e as cebolas picados. Tempere com sal e um pouco de piripiri e, se desejar, acrescente também o tomate maduro picado, sem peles nem grainhas.
Junte o caldo do marisco e o vinho branco e deixe levantar fervura. Junte o arroz (na proporção de 4 chávenas de caldo para 1 de arroz) e deixe cozer cerca de 10 minutos.
Adicione os mariscos e os coentros picados, retifique os temperos e deixe ao lume mais alguns minutos.
Retire o tacho do lume e decore com os camarões inteiros que reservou.
Sirva de imediato.
UMM QUE DELICIA
Gosto muito desse prato e acompanho com um sumo
quando cozo o camarão devo temperar com sal ?
quando cozo os camaroes devo temperar com sal ?
A Saudade de fazer um bom arroz de marisco
lembra a Av dos Pescadores e um Restaurante do Carlos Capote
Ou a Carolina do Aires tb na Costa.
Muito bom falar e fazer para mim e cars metade!! Sayonara
London calling !!
bom dia, gostaria me ajudassem como faço o caldo com as cascas e as cabeças do camarão…
Não sei cozinhar mas decidi surpreender a minha esposa com esta receita.
Adorámos e reencontrei o sabor que não tinha conseguido encontrar na duas vezes que tinha pedidi arroz de marisco no Outonoa passado em Portugal.
A minha esposa gostou tanto que já convidou as minhas filhas e família para comerem arrorz de marisco feito pelo pai.
Obrigado pela receita.
Jorge
Só faço em festa fica uma delicia coloco azeite, camarão rosa peixe tudo quanto é marisco tudo de 1kl e coloco 500 de arroz
Nada de comentarios. Un dos melhores que comemos boa receita.
É de comer e chorar por mais parabens a receita