Este é um doce tradicional da cozinha portuguesa, normalmente confecionado na quadra de Natal e ano novo. A massa é em tudo idêntica à das restantes filhós, mas estas ficam com uma consistência que permite criar uma camada para aderirem à forma onde vão fritar.
Embora possam ser servidas do modo tradicional, polvilhadas com açúcar e canela, nesta receita são regadas com uma calda de açúcar com Vinho do Porto, laranja e canela, que deixa as filhós firmes durante alguns dias.
Ingredientes:
Para as filhós
- ½ litro de azeite fino
- 100 g de manteiga
- 20 ovos
- 70 g de açúcar
- farinha q.b.
- suco de 1 laranja
Para a calda
- 100 ml de Vinho do Porto (opcional)
- 200 ml de água
- 3 paus de canela
- 400 g de açúcar
- casca de 1 laranja
Confeção:
Num alguidar de barro vidrado, amasse o açúcar, a manteiga derretida, os ovos e o suco da laranja.
Depois de tudo bem ligado, junte a farinha, aos poucos, até ficar um creme não muito espesso.
Tape a massa e deixe repousar durante ½ hora.
Leve o azeite ao lume e, quando ferver, mergulhe nele uma forma especial para filhós (para aquecer).
Quando a forma estiver quente, afunde-a na massa, meio centímetro abaixo da parte superior, mergulhando-a em seguida no azeite a ferver. Sacuda para a filhó cair no azeite, onde fica até estar bem loura de todos os lados.
Tiradas as filhós da fritura, ponha-as a escorrer.
Para a calda, leve ao lume o açúcar com a água, o Vinho do Porto, a casca de laranja, cortada bem fina, e os paus de canela.
Quando começar a ferver, deixe no lume mais 5 minutos e retire.
Passe as filhós pela calda e sirva.

Berenice Pereira é uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, atuando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, Berenice é uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, tendo desenvolvido habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.