Estas filhós, também designadas Filhós de Flor ou Cuscuréis, são típicas em algumas regiões de Portugal e caracterizam-se por serem estaladiças e leves. A receita rende muito, pois as filhós são feitas com uma quantidade de massa reduzida.
Existem diferentes receitas destas filhós e, devido ao facto de serem fritas com a forma, exigem algum cuidado e prática para saírem bem. Tenha atenção às indicações que deixamos no final da receita…
Ingredientes:
- 1 colher (sobremesa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de açúcar em pó
- 100 g de farinha
- 5 ovos
- 75 ml de leite
- suco de ½ laranja
- açúcar e canela p/ polvilhar
Confeção:
Bata bem os ovos e acrescente-lhes o açúcar, adicionando depois, sem parar de bater, a manteiga amolecida, o leite e o suco de laranja.
Peneire a farinha e junte-lhe, aos poucos, o preparado anterior, mexendo até obter uma massa homogénea. Deixe repousar durante 30 minutos.
Entretanto, aqueça o óleo, mantendo a forma submersa até ficar quente.
Mergulhe a forma quente na massa sem a cobrir na totalidade – a massa deve chegar somente a meio da forma. Introduza a forma de imediato no óleo quente e faça movimentos circulares com a forma, sacudindo ligeiramente para que a massa se solte no óleo. Vire a filhós, para que frite de ambos os lados.
Quando fritas, escorra as filhós sobre papel absorvente, passando-as depois por açúcar e canela.
Indicações para fritar as filhós de forma:
- Só pode mergulhar a forma com o óleo já quente, mas não em demasia.
- Não deixe a forma com a massa tocar no fundo da fritadeira.
- Quando o óleo ficar muito quente, desligue o lume e deixe arrefecer um pouco. Se o óleo estiver muito quente, ao mergulhar a forma a massa frita, fica agarrada à forma e já não se consegue soltar.
- Quando a massa se descolar da forma, volte a pô-la no fundo da fritadeira para aquecer de novo antes de a mergulhar mais uma vez na massa. Repita este processo para cada filhó.

Berenice Pereira é uma profissional de sucesso no mundo da gastronomia, atuando como redatora e revisora das receitas de doces no site Cozinha Tradicional. Com mais de 40 anos de experiência como confeiteira, Berenice é uma verdadeira especialista em doces e sobremesas, tendo desenvolvido habilidades únicas na arte de criar receitas saborosas e visualmente atraentes.
mas que surpresa maravilhosa! minha avó italiana fazia muito esse doce, eu herdei as forminhas e agora posso fazer com sua receita … Deus lhe pague, muito obrigada!!!!
onde posso comprar a forma anti aderente para filhoses de forma?
amiga ajude-me a encontrar a forma por favor obrigada bjs
Essas formas de fazer filhoses encontra-se á venda no Pingo Doce….
Ainda hoje comprei uma para experimentar fazer filhoses…
Espero ter ajudado…
Olá, gostaria de ter um email aonde possa comprar as formas de filhós ou cuscuréis. Muito Obrigada!
Hoje fiz uma descoberta fantástica que partilho…
Descobri (ao fim de um ano) uma loja que vende as formas para as filhoses de forma: é na Avenida 25 de Abril, n.º 34E, na Pontinha/Lisboa, chama-se Coisas da Cozinha.
Boas filhoses a todas!
Alguém pode ajudar…
Moro no Brasil!
Como faço para comprar essas formas?
Será que aqui no Brasil, há para vender?
Obrigada,
Carminda