Esta especialidade da cozinha tradicional portuguesa é conhecida por pastéis de bacalhau, nas regiões centro e sul de Portugal, e por bolinhos de bacalhau, no norte do país. A primeira receita oficial data de 1904.
Estes pastéis podem ser servidos como entrada ou como acompanhamento de arroz de tomate ou salada de feijão-frade; são ainda muito populares como petisco em adegas e tavernas típicas em Portugal e em países lusófonos, como Angola e Brasil. Em várias regiões do país, são tradicionalmente servidos nas celebrações natalícias. São também comummente feitos como aproveitamento das sobras do bacalhau e batatas do Natal, à semelhança da Roupa Velha, podendo ser congelados e aproveitados em várias ocasiões, nomeadamente no Ano Novo.
Os pastéis de bacalhau, tal como o bacalhau à Gomes de Sá, foi um dos finalistas das 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa, em 2011.
Ingredientes:
(cerca de 3o pastéis)
- 1 cebola
- 100 ml de azeite
- 2 dentes de alho
- 3 a 4 ovos (dependendo do tamanho)
- 600 g de bacalhau demolhado
- 800 g de batata
- azeite q.b.
- noz-moscada q.b.
- sal e pimenta q.b.
- salsa picada q.b.
Confeção:
Coza as batatas em água temperada com sal.
Numa panela à parte, coza o bacalhau, retirando-o depois do calor para arrefecer.
Já frio, tire as espinhas e as peles do bacalhau e desfie-o.
Faça um refogado com o azeite, a cebola bem picada e os alhos, também picados, só para alourar.
Junte o bacalhau e deixe refogar lentamente, até o bacalhau se desfazer um pouco. Mexa de vez em quando, para ajudar o bacalhau a desfiar.
Apague o lume quando o bacalhau estiver refogado e desfeito.
Reduza as batatas a puré, juntando em seguida o bacalhau e a salsa picada.
Tempere com pimenta e com noz-moscada e misture tudo muito bem.
Junte um ovo de cada vez, mexendo bem entre cada adição. Note que a massa do bacalhau deve ficar bem ligada e consistente para assegurar a textura dos pastéis, não os deixando moles.
Retifique os temperos e passe duas colheres (de sopa ou de sobremesa) por azeite. Com uma das colheres, retire um pouco de massa e forme pequenas porções de formato oval, passando-a de uma colher para outra.
Frite os pastéis em óleo bem quente, virando-os para fritarem de ambos os lados.
Depois de fritos, coloque-os a escorrer num recipiente com papel absorvente. Sirva com arroz de tomate ou de grelos, ou ainda com uma salada de feijão-frade.
Bolinho de bacalhau é tudo de bom…
hummmmmmmmmmmmm……delicia
que delicias adoro cozinhar
tudo muito bom;que até apetesse
c'est très bon a l'apéro
c'est très bon a l'apéro
Parece uma delicia