Avançar para o conteúdo
Home » Como fazer Creme de Pasteleiro

Como fazer Creme de Pasteleiro

Compartilhe!

Este creme é genericamente usado em pastelaria para rechear uma grande variedade de doces e bolos, como as famosas bolas de Berlim, daí designar-se Creme de Pasteleiro ou Creme de Pastelaria (no Brasil, Creme de Confeiteiro ou Creme de Confeitar).

A receita é fácil de fazer e dá origem ao característico recheio de cor amarela e com uma consistência relativamente espessa.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 2 gemas
  • 250 ml de leite
  • 40 g de farinha
  • 75 g de açúcar

Confeção:

Ferva 200 ml de leite.

À parte, misture os outros ingredientes com o restante leite frio.

Junte depois o preparado ao leite quente, ainda no lume, sem parar de mexer até obter um creme espesso.

Retire do lume e deixe arrefecer, mexendo bem.

Nota:

Há quem substitua o creme de pasteleiro por chantilly, mas os dois são muito diferentes, sendo que o chantilly vai mudar fundamentalmente o sabor do doce.

25 comentários em “Como fazer Creme de Pasteleiro”

  1. Creme de pasteleiro eu faço com 6 gemas, 10 colheres (sopa) de açúcar, 10 colheres (sopa de leite, 1,5 colheres (sopa) de farinha maisena. Mistura tudo e leva em lume brando até engrossar. Está pronto. Pode juntar canela em pó ou cacau; fica com um sabor agradável.
    Maria Abreu

  2. Trata-se de um creme para utilizar no recheio de alguns bolos (bola de Berlim, ex), no entanto, para bolos de aniversario, aconselho a utilização de ovos moles se se pretende apresentar algo com boa qualidade.

  3. eu gostaria de saber se por exemplo fizesse bolas de berlim esta receita do creme pra quantas bolas dava? espero um resposta obrigado

  4. Ilda Rodrigues Graça Raposo

    bom dia sou apaixonada pela culinária apesar da minha profissão ser medicina nao me descuido da cozinha assim que puder vou fazer uma tarte doce obrigada gratidão.

  5. Obrigada, pelas receitas que me enviam, faço todos fim de semana uma receita, este fiz, pão de brioche, com creme de pasteleiro
    Muito bom
    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *