Amêijoas à Bulhão Pato (Lisboa)

amêijoas à Bolhão Pato

Amêijoas à Bulhão Pato é um prato típico da culinária portuguesa, criado, nos finais do séc. XIX, pelo cozinheiro João da Matta, em homenagem ao poeta e escritor Bulhão Pato, que gostava muito de as comer. Foi um dos finalistas nas 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, na categoria de marisco.

A receita é simples, rápida e provavelmente uma das melhores formas de comer amêijoas. Pode ser servida como petisco ou como entrada numa refeição mais requintada. Para as confecionar, não podem faltar o azeite, o alho, o limão e os coentros. Algumas variantes da receita também incluem o vinho branco, que realça os sabores. A qualidade das amêijoas é determinante para o sucesso do prato e o molho que as acompanha pede pão para ser saboreado…

Ingredientes:

(para 4 pessoas)
  • 1 kg de amêijoas
  • 1 limão
  • 1 ramo de coentros
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho
  • sal e pimenta q.b.

Confeção:

Se as amêijoas forem frescas, ponha-as de molho com bastante sal e lave-as em várias águas para largarem a areia. Se forem congeladas, deixe-as descongelar no frigorífico antes de as confecionar.

Leve o azeite ao lume, deixe aquecer um pouco e junte os dentes de alho picados, deixando-os alourar um pouco.

Junte amêijoas e os coentros, cortados finamente e temperados com sal e pimenta a gosto.

Mexa de vez em quando, agitando o tacho.

Quando todas as amêijoas estiverem abertas, regue com o sumo de ½ limão.

Sirva com o restante limão cortado em quartos e polvilhando com coentros frescos picados.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.
Print Friendly, PDF & Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>