Bacalhau à Lagareiro

Bacalhau à Lagareiro

Este é um dos pratos de bacalhau mais conhecidos da cozinha tradicional portuguesa. A receita teve origem nas Beiras, onde era preparada em fornos dos lagares de azeite, quando se moía a azeitona e fazia azeite novo, no final de outubro. É daí que advém o seu nome.

Trata-se de uma receita em que o lombo de bacalhau é assado com cebolas e batatas, todos eles generosamnete regados com azeite. Nos primeiros tempos de confeção da receita, quando ainda era preparada nos lagares, as batatas e as cebolas eram espetadas num arame, ainda com casca, e penduradas no forno, onde também se assava o bacalhau. Quando saíam do forno, juntava-se alho cru e regava-se com bastante azeite, acabado de tirar do lagar.

Ingredientes:

(para 4 pessoas)
  • 1 kg de batatas p/ assar
  • 100 ml de azeite
  • 4 postas de bacalhau demolhado
  • 5 cebolas pequenas
  • 2 dentes de alho
  • sal, pimenta e vinagre q.b.

Confeção:

Aqueça o forno a 200° C.

Lave as batatas e coloque-as, com casca, num tabuleiro, onde colocará também as cebolas, cortadas ao meio e temperadas com sal. Por cima, disponha o bacalhau.

Regue tudo generosamente com azeite e leve ao forno, cerca de 30 minutos.

Quando as batatas estiverem macias, retire-as e dê-lhes uma ligeira pancada com a mão (batata ao murro), voltando a colocá-las no forno.

No momento de servir, disponha o bacalhau no centro de uma travessa, com as batatas e as cebolas em volta. Por cima, coloque fatias de alho cru, pimenta moída na hora e salpique com vinagre.

Regue novamente com azeite e sirva o bacalhau bem quente.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>