Lapas Grelhadas à moda da Madeira

lapas grelhadas da Madeira

As lapas são moluscos que aderem aos rochedos, na costa marítima. São muito apreciadas nas zonas pescatórias dos arquipélagos da Madeira e Açores, podendo ser consumidas grelhadas, de escabeche, em arroz de lapas ou caldeirada de marisco.

Esta iguaria tem um sabor e aroma intenso a mar, que liga muito bem com os temperos que a acompanham. Como entrada, são temperadas com muito alho e grelhadas na sua própria concha. Servem-se ainda quentes, mal acabam de grelhar, numa frigideira e acompanhadas com rodelas de limão.

Ingredientes:

  • lapas q.b.
  • 2 colheres de vinagre
  • 2 ou 3 dentes de alho
  • 4 limões
  • manteiga de alho q.b.
  • piri-piri
  • sal
  • coentros (opcional)

Confeção:

Lave bem as lapas para libertarem a areia (as da Madeira saem praticamente limpas, uma vez que são apanhadas em zonas rochosas). Para ajudar neste processo, coloque-as durante algumas horas num alguidar com água e sal.

Faça sumo de 3 limões e reserve o outro para servir, em rodelas, com as lapas.

Prepare um molho com a manteiga derretida, o sumo de limão, o alho bem picado e o vinagre. Misture uma pitadinha de piri-piri e mexa bem para ligar.
Coloque as lapas numa frigideira, com o miolo para cima e a casca voltada para baixo, e leve ao lume para abrirem.
Deite o molho por cima das lapas e os coentros bem picadinhos, que podem ser misturados no molho ou deitados por cima das lapas. Não deixe grelhar muito para as lapas não secarem.
Sirva de imediato.
Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.
Print Friendly, PDF & Email

3 Respostas a Lapas Grelhadas à moda da Madeira

  1. Rodrigues silva diz:
    Nunca comi lapas mas exprementarfazer há moda da Madeira
  2. Já tentei fazer varias vezes mas ficam sempre rijas.
    Como ebitar esta situação? ?
    Obrigado
  3. teresa diz:
    Também jé experientei e ficam mmuito rijas (as que comi na Madeira nao eram assim rijas). Como fazer para que tal não aconteça?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>