Massa de Pimentão (Algarve)

massa de pimentão

A massa de pimentão, ou pasta de pimento, é originária da região do Algarve, sendo muito utilizada na parte sul de Portugal, maioritariamente na preparação de carne de porco e peixe assados. No entanto, é generalizadamente empregue nos pratos da cozinha tradicional portuguesa.
Pode usar a  massa de pimentão para marinar peixes, aves ou outras carnes, ou ainda para acrescentar a guisados. Dê aos seus pratos o sabor da tradição, preparando um molho com massa de pimentão, um pouco de vinho branco e ervas aromáticas.
Há duas formas de a preparar – crua ou cozida -, sendo que a crua é a mais tradicional. Deixamos-lhe as duas formas de a confecionar e, a partir daí, poderá optar como confecionar a sua massa de pimentão, que poderá ter armazenada até um ano.

Ingredientes:

  • 6 pimentos médios
  • azeite q.b.
  • sal q.b.
  • vinagre q.b.

Confeção:

  • Massa de pimentão crua
    1. Lave os pimentos, enxugue-os em panos e corte-os em tiras, retirando as sementes.
    2. Coloque camadas de pimento e bastante sal num escorredor de cozinha. Os pimentos irão libertar liquido, o qual não será aproveitado para a massa.
    3. Após duas semanas, passe bem os pimentos – poderá usar o passe-vite, a varinha mágica ou um robô de cozinha.
    4. Guarde a massa em frascos esterilizados de boca larga, colocando por cima uma película fina de azeite.
  • Massa de pimentão cozida
    1. Coza os pimentos em água (sem sal). Em seguida, escorra-os e pesse-os – pelo passe-vite, varinha mágica ou robô de cozinha.
    2. Misture a massa de pimento obtida com igual pesode sal e um pouco de azeite para evitar o bolor.
    3. Guarde no frigorífico, num boião bem acondicionado.

Dicas e segredos:

  1. Escolha pimentos maduros, mas sem toques ou manchas.
  2. Prefira os pimentos doces para confecionar a massa.
  3. Tenha em atenção que quando temperar as carnes ou peixe com esta massa, ela já está temperadas, pelo que deverá ajustar as quantidades de sal.
  4. Para armazenar a massa de pimentão, é preferível usar vários boiões pequenos e, se necessário, reponha a camada de azeite quando usar a massa. Desta forma, não a sujeitará tanto ao processo de oxidação.
Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>