Sopa de Peixe – Halászlé (Hungria)

Sopa de Peixe - Halászlé (Hungria)

Halászlé é uma sopa picante de peixe com paprica, tomate, pimento e cebola. Tradicionalmente, a sopa é feita em caldeirões grandes, ao ar livre. Esta sopa de peixe é um dos pratos tradicionais que constam na ementa da ceia de Natal.

A Hungria é um país com uma grande riqueza gastronómica, contando com pratos condimentados e deliciosos que, de modo geral, são saborosos, saudáveis e nutritivos. As sopas, de carne ou de peixe, são muito apreciadas e de sabor intenso, sendo o Halászlé (a par do Goulash e do Jokai Bableves) uma das mais apreciadas da cozinha tradicional húngara.

Ingredientes:

  • 150 g de pimentos verdes
  • 2 kg de carpa fresca (garoupa, besugo ou corvina)
  • 250 g de cebolas
  • 30 g de paprica moída
  • 70 g de tomate
  • sal a gosto

Confeção:

Escame e limpe bem o peixe, reservando as ovas, a cabeça, a espinha central, a pele e as aletas que serão usadas para o caldo de peixe.

Corte o peixe em postas grossas e salgue-as.

Guarde o peixe no frigorífico, juntamente com as ovas.

Faça um bom caldo de peixe, cozinhando as partes do peixe aproveitadas com cebola, sal, pimento verde e tomate, durante cerca de 1 hora.

Quando o caldo estiver pronto, passe-o pelo coador.

Para tornar o caldo mais espesso e saboroso, reduza a puré todos os ingredientes com que preparou o caldo e passe igualmente pelo coador. Reserve.

Cozinhe as postas de peixe no caldo, durante cerca de 10 minutos.

Misture o puré com o caldo e leve ao lume. Quando começar a ferver, tempere com a paprica.

Junte as postas de peixe e sirva de imediato.

Para saber mais:

A cozinha húngara foi influenciada pelos diversos povos que habitaram o país, sendo de certo modo, uma culinária “camponesa”. Paprica e tomate são ingredientes comuns, utilizados para decorar e temperar a comida. Alho, batatas e cebolas também são ingredientes muito conhecidos.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>