Tortilha à Espanhola

tortilha à espanhola

Esta tortilha (conhecida em Espanha como tortilla de patatas) é, juntamente com a Paella,  um dos pratos mais emblemáticos da cozinha tradicional espanhola.
A receita, preparada com ingredientes muito acessíveis, próprios da economia de subsistência, é muito simples de confecionar, sendo também muito versátil. Dourada por fora e húmida por dentro, a tortilha pode ser consumida quente, fria ou morna, servida ao pequeno-almoço, ao lanche ou simplesmente como petisco. Pode ainda ser servida como prato principal se for acompanhada com uma salada.
A tortilha é feita unicamente com batatas, cebolas, ovos, azeite e sal. Foram, no entanto, desenvolvidas diversas variações regionais da receita tradicional: com e sem cebola, com pimento verde e vermelho, com presunto…
Embora não haja dados concretos acerca da sua origem, sabe-se que surgiu no norte de Espanha, na região de Navarra, próximo dos Pirinéus. A primeira referência documental da receita, “Memorial de la ratonera”, é datado de 1817, sendo dirigido às Cortes para demonstrar as condições miseráveis em que viviam os camponeses comparativamente aos habitantes das cidades da região, nomeadamente Pamplona. Há uma passagem aludindo que somente com 2 ou 3 ovos as mulheres camponesas conseguiam preparar uma tortilha grande e pesada, misturando batatas, pedaços de pão ou outros ingredientes. Por outro lado, uma lenda associada à receita refere receita que a tortilha foi inventada por acaso por uma camponesa dos montes navarros, certo dia, quando um general bateu à sua porta e pediu jantar. Tudo o que a pobre mulher tinha em casa eram ovos, batatas e azeite. Sem saber o que fazer, acabou por criar uma das receitas mais tradicionais da cozinha culinária espanhola, e um dos pratos mais conhecidos e apreciados em todo o mundo.

Ingredientes:

Para 4 pessoas

  • 1 cebola
  • 4 batatas
  • 4 ovos
  • azeite e sal q.b.

Confeção:

Corte as batatas e a cebola em cubos pequenos e leve-os a fritar.

Bata os ovos, junte sal a gosto e volte a bater bem.

Junte as batatas e a cebola fritas aos ovos e misture.

Deite o preparado numa frigideira pincelada de azeite e deixe ganhar cor, agitando para que a tortilha não se pegue. Quando começar a secar, cubra a frigideira com uma tampa ou um prato da mesma largura e vire rapidamente. Deixe cozinhar do outro lado até estar perfeitamente cozinhada e compacta.

Deite a tortilha num prato e sirva.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email admin@cozinhatradicional.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.