Esta receita tradicional de Natal, também designada Carne de Vinho e Alhos, é típica da região da Madeira. É consumida durante todo o ano, mas com maior incidência no Natal, sendo um dos principais pratos do arquipélago associados a esta quadra festiva, sobretudo ao almoço do dia 25 de dezembro.
Este prato tradicional de carne, de sabor intenso e avinagrado, deve ser preparado três dias antes da confeção, mantendo-se a carne a marinar na vinha d'alhos durante esse tempo. Pode ser confecionado de diversas formas, dependendo da sua apresentação à mesa.
Ingredientes:
(4 pessoas)
Para a preparação do prato
- 1 laranja cortada em rodelas
- 400 g de batata-doce
- 600 g de batatas pequenas
- 600 g de lombo de porco (pouco gordo)
- 8 fatias grossas de pão
Para a vinha d’alhos
- 1 folha de louro
- 100 ml de vinagre
- 200 ml de vinho branco
- 6 dentes de alho
- sal, pimenta q.b. ou 1 malagueta
Confeção:
Lave o lombo de porco em água quente, escorra-o bem e corte em bocados pequenos.
Prepare a vinha-d'alhos com vinho branco, colocando num recipiente grande o vinagre, o alho, a folha de louro e demais temperos.
Misture muito bem pedaços de carne na vinha d’alhos e deixe a marinar durante três dias.
No dia da confeção, deite a carne e a marinada num tacho e leve a cozer em lume brando. À medida que ferve, ensope as fatias de pão no molho, sem as deixar embeber demasiado e coloque-as depois numa travessa.
Quando a carne estiver cozida, deite o molho numa frigideira e deixe arrefecer. Retire a gordura que se formou à superfície e frite a carne e o pão, acrescentando um pouco de banha ou azeite, caso seja necessário.
Entretanto, descasque todas as batatas, corte-as às rodelas grossas e coza-as.
Depois de cozidas, salteie as batatas na frigideira, aproveitando o molho da carne.
Sirva bem quente, acompanhado das batatas salteadas, milho frito à moda da Madeira e rodelas de laranja.
Variante:
Este prato pode ser cozinhado somente no tacho. Nesse caso, não retire o molho nem frite o pão, cozendo as batatas no molho, quando a carne estiver quase pronta.

Francisca Pereira é uma cozinheira de renome em Curitiba, conhecida por sua habilidade e talento na cozinha. Ela começou sua carreira como doceira, mas sua paixão pela culinária a levou a abrir seu próprio restaurante, o Fran Restaurante, há cerca de 25 anos.
Sua carreira de sucesso a levou a se tornar a editora de culinária do site CozinhaTradicional.com, onde compartilha suas receitas e experiências com outros entusiastas da culinária.
looks quite tasty….let's see
Satt precis och tänkte på denna rätt som Leonardo "sålde in" så väl 🙂 Skall prova! Tack för senast!
Hej Anna-Karin! Ja, gör det (är supergott, funkar även med oxkött) och tack sa mycket för senast, det var verkligen trevligt att ses efter saaaaa manga ar! Ni är hjärligt välkomna igen (och da även hem till oss :-)!