A receita destas deliciosas queijadas foi criada pelas freiras do antigo Convento de Santo André, localizado em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, Açores. São, por isso, uma das relíquias da doçaria conventual açoriana, sendo muito apreciadas e dos doces regionais mais procuradas da ilha de S. Miguel.
As queijadas têm como ingredientes principais o leite, os ovos (sobretudo as gemas) e o açúcar que, no conjunto da receita, lhe conferem uma textura única e um sabor deliciosamente inconfundível.
Ingredientes:
Para a massa
- ½ colher (sopa) de banha
- 1 colher (sobremesa) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 ovo
- 250 g de farinha
- sal q.b.
Para o recheio e cobertura
- 1 clara
- 1 colher (chá) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha
- 2 l de leite
- 250 g de açúcar
- 6 gemas
- coalho q.b.
- açúcar em pó p/ a cobertura
Confeção:
Comece por preparar o recheio. Amorne o leite, juntando-lhe o coalho nas proporções indicadas. Abafe o recipiente e deixe coalhar.
Retire o coalho com um pano e esprema para sair o soro, de modo a obter uma massa bem seca. Amasse para ficar muito fino.
Junte as gemas, a clara, o açúcar, a manteiga e a farinha. Depois de bem misturado, leve a levantar fervura em lume brando. Retire do lume e, depois de arrefecer um pouco, passe por uma peneira ou passador fino. Reserve no frigorífico.
A massa deverá ser preparada no dia seguinte.
Amasse os ingredientes indicados com um pouco de água morna, de modo a obter uma massa que se possa estender. Embrulhe num guardanapo e deixe repousar.
Com o rolo e polvilho de farinha estenda a massa fina. Com um copo ou um corta-massas, corte-a em circunferências com 12 cm de diâmetro. À medida que as corta, vá-as deixando ao ar sobre a mesa.
Em seguida, no centro de cada circunferência coloque um montinho do recheio preparado. Ajeitando-o com um palito, puxe a massa para cima, encostando-a ao recheio e fazendo como que uma caixa canelada.
À volta de cada queijada coloque uma tira de papel vegetal com cerca de 2 cm de altura, que amparará a massa (o papel prende-se com um alfinete).
Coza as queijadas em forno médio e, depois de cozidas, polvilhe a superfície abundantemente com açúcar em pó.
As queijadas que se vê na foto são da ilha Graciosa e não da Vila como menciona.
Pedro,
desculpe mas estas da foto são da Vila Franca do Campo, repare no símbolo que está no papel do rótulo, são as do Morgado as letras verdes e até se consegue ler a palavra “campo” quase toda. Para além disso repare também na forma, as da Graciosa têm forma de estrela, são bem diferentes destas.
Cumprimentos
Obrigada pelo seu comentário e peço desculpa pelo equívoco.
Como não consegui encontrar uma imagem fidedigna destas famosas queijadas, inseri uma imagem da ilha. Se o Pedro tiver uma imagem que queira partilhar connosco, será muito apreciado.
Doces cumprimentos
Ofereceram-me a semana passada uma caixa de queijadas da avó, de Vila Franca do Campo e axei-as simplesmente divinais, por isso ando atrás da receita, lool
Muito obrigada pela partilha, vou experimentar…
Entretanto, se kiser foto das keijadas, por acaso tenho, lool, e akelas t~em o nome na tampa, pode entrar em contacto…
Alguém já experimentou esta receita? Qual a foi a quantidade que usaram de coalho?
Usei o coalho na proporção da embalagem e o leite não coalha.
Dissolvi 1gr de coalho seco em 50ml de água depois juntei 2 colheres de chá (10ml) do coalho dissolvido aos 2 litros de leite, aquecido.
Obrigado.
Olá, gostaria de responder que o leite com o coalho não pode ser fervido e alguns leites de pacote não prestam para fazer queijo, pois tem que ser natural é só ir ao lume a amornar, para depois colocar o coalho.
Tudo dependo das quantidades. É como fazer queijo fresco, mas não se coloca água.
poderia substituir o leite com qualho, por ricota fresca?
A foto que tem aqui exposta das queijadas da vila são as originais. Gostaria de ver a foto destas queijadas mas a receita que acabou de por aqui. Gostaria de ver se vão ficar iguais. Acho que se põe a receita aqui deve ter a foto do que acabou de fazer e não a foto de queijadas que se vende em qualquer ponto da ilha. Obrigada
Qual a razāo que deixa descançar o recheio para o dia seguinte?
mas o que é o coalho? o almece? o requeijao?