Alcatra da Ilha Terceira (Açores)

Alcatra da Ilha Terceira (Açores)

A alcatra é um prato muito aromático, sendo considerado um ex libris da cozinha tradicional da ilha Terceira, nos Açores. Este prato de carne é tradicionalmente confecionado num alguidar de barro vermelho, não vidrado, alto e ligeiramente afunilado, sendo as quantidades da receita ajustadas ao seu tamanho, uma vez que há à venda alguidares de diferentes dimensões. No entanto, se não tiver um destes alguidares típicos, poderá confecionar o prato num tacho de barro, muito comum na cozinha tradicional portuguesa.

Existem várias versões da receita, embora com variações sobretudo nos temperos, que são aplicados a gosto. Antigamente a alcatra era feita com vinho de cheiro, um vinho tinto feito a partir de uvas de casta americana com que se replantaram as vinhas açorianas após uma praga no século XIX. Atualmente, é comum usar-se o vinho branco (ou o tinto, em algumas receitas) na confeção da receita.

O sabor da alcatra melhora quando feita com antecedência e depois reaquecida. Este prato é acompanhado apenas com pão ou bolo de massa sovada (também conhecido como pão doce) que se vai embebendo no molho. No entanto, também há que acompanhe com arroz, batata cozida ou inhame.

Ingredientes:

  • ½ colher (sopa) de banha
  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • 1 copo de água
  • 1,5 kg de carne da alcatra
  • 100 g de toucinho fumado
  • 2 dentes de alho
  • 2 rodelas de chambão
  • 250 ml de vinho branco
  • 4 cebolas
  • 4 folhas de louro
  • cravinho em baga q.b. (opcional)
  • pimenta preta em grão q.b.
  • sal q.b.

Confeção:

Corte a carne em quadrados e o toucinho aos cubos pequenos. Reserve.

Ponha no alguidar a banha, o toucinho e o louro, dispondo os restantes ingredientes, em camadas, pela ordem que se segue: metade da carne, manteiga, alhos, metade da cebola, cortada às rodelas. Finalize com a carne restante, e, sobre este, as rodelas de cebola, temperando depois com sal, pimenta e cravinho.

Regue com o vinho e a água, sem cobrir o alguidar.

Disponha a manteiga em pedaços sobre o preparado.

Coloque a tampa do alguidar ou, caso não  atenha, tape com uma folha de alumínio e leve a cozer em forno moderado, cerca de 3 horas.

Quando a carne ficar tostada em cima, tire o pote do forno, com muito cuidado o pote, e retifique os temperos. Virem a carne do avesso para não tostar demasiado de um lado e volte a colocar no forno.

No final, deverá ficar um molho castanho escuro e muito cheiroso.

Retire do forno e sirva de imediato, com o caldo ainda a borbulhar da cozedura.

Tradicionalmente, a carne serve-se com pão ou bolo de massa sovada.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email cozinhaatradicional@gmail.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.

6 Respostas a Alcatra da Ilha Terceira (Açores)

  1. Eu costumo acrescentar um pau de canela,fica uma delícia.
  2. António vieira diz:
    Sou maxante . e faço mt vez alcatra pra funções. Eu custumo a por um galhinho de hortelã no fundo do alguidar . experimentem dps dizem algo ;-)
  3. Marco Pereira diz:
    Por favor retirem esta receita e respeitem as tradições Terceirenses.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>