Migas à Alentejana

migas à alentejana

As migas à alentejana são dos pratos mais conhecidos da riquíssima cozinha tradicional do Alentejo. À semelhança de outras receitas alentejanas, o pão é o ingrediente principal deste prato, o que em muito se deve à produção de cereais, característica daquela região de Portugal. Associada ao pão está a carne de porco, outro ingrediente emblemático da gastronomia tradicional do Alentejo.

O pão deve ser do tipo caseiro (preferencialmente alentejano) e duro, a fim de a receita manter a sua a textura e consistência características. Manda a tradição que este prato de carne seja acompanhado de um bom vinho tinto alentejano.

Ingredientes:

(para 4 a 6 pessoas)
  • 150 g de toucinho fumado
  • 250 g de lombo de porco (ou costeletas, sem osso)
  • 3 colheres (sopa) de massa de pimentão
  • 3 dentes de alho
  • 500 g de entrecosto
  • 800 g de pão caseiro duro
  • sal q.b.

Confeção:

De véspera, pise os alhos no almofariz.

Corte o entrecosto e a carne em pedaços regulares. Em seguida, barre-os bem com os alhos pisados e a massa de pimentão. Deixe repousar de um dia para o outro.

No dia da confeção, corte o toucinho em pedaços e o pão em fatias. Reserve o pão.

Leve a fritar as carnes e o toucinho numa tigela de fogo (recipiente de barro vidrado muito estreita na base e larga em cima), juntando um pouco de água para não queimar.

Retire as carnes à medida que forem alourando.

Coe a gordura da fritura das carnes.

Deite o pão na tigela de fogo, regue com um pouco de água a ferver e bata imediatamente com uma colher de pau, esmagando o pão.

Tempere com um pouco da gordura que coou, batendo as migas, que devem ficar bem temperadas, mas não encharcadas em gordura.

Sacuda a tigela sobre o lume, enrolando as migas numa omeleta.

Quando estiverem bem envolvidas e com uma crosta dourada e fina, coloque-as na travessa de servir, unte com mais um pouco da gordura e disponha as carnes sobre as migas.

Nota:
Poderá não enrolar as migas. Também é tradição as servir todas misturadas, como uma açorda.

Se fizer esta receita, mande-nos a sua foto para o email admin@cozinhatradicional.com e nós faremos a divulgação com a indicação da sua autoria.