Pular para o conteúdo
Home » Pão de Ló de Margaride

Pão de Ló de Margaride

Compartilhe!

O Pão de Ló de Margaride é uma referência na doçaria tradicional portuguesa, tendo a Câmara Municipal de Felgueiras apresentado, em 2011, a sua candidatura às 7 Maravilhas da Gastronomia, na categoria de doces. A qualidade e excelência deste doce regional foram reconhecidas pela Casa Real Portuguesa, tendo sido atribuído à sua criadora, D. Leonor Rosa da Silva, o título de “Doceira da Casa Real”.

O autêntico pão de ló de Margaride é cozido em forno de lenha em formas de barro não vidrado. Estas formas são constituídas por três tigelas, duas iguais e uma mais pequena, sendo esta colocada invertida no centro de uma das outras tigelas, formando um cano.

Ingredientes:

  • 1 pitada de sal
  • 19 gemas
  • 250 g de farinha
  • 500 g de açúcar
  • 6 ovos inteiros
  • casca de 2 limões

Confeção:

Deite os ovos, o açúcar, as cascas de limão e o sal num recipiente amplo e bata até a mistura clarear e fazer castelo (a massa faz um montinho quando se deixa cair de uma colher).

Retire as cascas de limão e, aos poucos, junte a farinha em chuva, peneirada no momento. Note que a farinha não deve ser batida, mas sim bem misturada com as mãos, sendo, por isso, necessária a participação de duas pessoas — uma para peneirar e outra para envolver a farinha. Este processo manual poderá durar aproximadamente ½ hora e o pão de ló com uma textura muito fofa. No entanto, poderá também fazê-lo numa batedeira elétrica, que lhe irá poupar tempo.

Deite a massa numa tigela previamente forrada com papel manteiga (ou outro papel grosso) untado, em quadrados sobrepostos. Encha a forma de pão de ló até um pouco mais de meio, vire os bicos do papel para dentro e tape com a segunda tigela.

Leve a cozer em forno moderadamente quente, durante 30 a 45 minutos no máximo. Verifique a cozedura com um palito.

Retire do forno e desenforme, deixando depois arrefecer o seu pão de ló de Margaride.

Créditos da foto: www.paodelodemargaride.pt

9 comentários em “Pão de Ló de Margaride”

  1. Quando estava em Portugal ou quando vou de vacation sempre gosto de comer PAO De Lo MARGARIDA Agora vou Experimentar esta receita Obrigados A todos Vos DOCES REGIONAIS Um prazer muito grande para nos que vivemos nos U.S.A JORGE GRANJA

  2. Olá ! Gostaria de esperimentar esta receita
    Mas não tenho forma de barro , posso fazer
    Em uma forma normal de alumínio ??? Desde ja obrigado .

    1. Pode reduzir a receita a metadesendo
      9 gema+ 1 pequena
      125 grs de farinha
      250 de açúcar
      3 ovos inteiros
      Casca de 1 limão
      O resto é tudo igual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *