Entre as várias receitas de sopas açorianas, as mais populares são as do Espírito Santo, também conhecidas por Sopas do Império. Há quem afirme que estas sopas são características da ilha Terceira e do Faial, mas é possível encontrá-las em todas as ilhas, variando a receita consoante a freguesia.
Estas sopas integram a ementa da tradicional festa do Espírito Santo, sendo confecionadas entre o Domingo de Pentecostes e outubro. No último dia das celebrações, o sétimo Domingo depois da Páscoa, é feita a sopa do Espírito Santo, com carne e legumes, sendo distribuída com pão a todos os que não pertencem ao império local.
Na base da confeção desta sopa está o pão seco, que é barrado com manteiga e posteriormente coberto com a água em que se cozeu a carne.
Ingredientes:
- ½ galinha
- ½ kg de ossos com tutano
- ½ repolho
- 750 g de carne de vaca
- 2 cebolas
- 2 dentes de alho
- 200 g de pão duro
- 4 batatas grandes
- hortelã q.b.
- louro
- manteiga p/ barrar o pão
- sal q.b.
Confeção:
Coza os ossos e a carne de vaca, juntamente com as cebolas. A meio da cozedura, junte a galinha, o repolho e as batatas. Tempere com sal a gosto.
Parta o pão em pedaços e barra-o com manteiga, colocando-o depois em tigelas, juntamente com a hortelã, o louro e o alho cortado finamente.
Deite o caldo onde cozeu as carnes por cima, até o pão ficar bem ensopado.
Abafe e adicione as carnes, o repolho e a batata somente antes de servir a sopa.

Francisca Pereira é uma cozinheira de renome em Curitiba, conhecida por sua habilidade e talento na cozinha. Ela começou sua carreira como doceira, mas sua paixão pela culinária a levou a abrir seu próprio restaurante, o Fran Restaurante, há cerca de 25 anos.
Sua carreira de sucesso a levou a se tornar a editora de culinária do site CozinhaTradicional.com, onde compartilha suas receitas e experiências com outros entusiastas da culinária.
Vou fazer a sopa do Espírito Santo conforme a vossa receita que me pareceu espectacular. Depois digo como me saí.