Menu

Doce de Abóbora com Nozes

Os doces são uma das maravilhosas componentes da doçaria tradicional portuguesa, em que se apuram os sabores da fruta da época, associando-se sabores típicos, como a canela. Este doce de abóbora com nozes é exemplo disso mesmo, tendo a particularidade de ser próprio para consumo imediato – à sobremesa, com queijo, ou a acompanhar uma boa fatia de pão. Experimente a receita e deixe-se envolver pelos sabores da cozinha tradicional.

Ingredientes:

  • ½ kg de abóbora limpa
  •  ½ kg de açúcar
  • 1 pau de canela
  • 150 g miolo de noz
  • 6 gemas

Confeção:

Descasque a abóbora, corte-a em pedaços. Escalde-a com água a ferver e escorra.

Ponha a abóbora ao lume com o açúcar e o pau de canela, deixando ferver até a abóbora estar derretida e o açúcar atingir o ponto desejado (que não deve ser muito apurado já que o doce não se destina a conserva).

Retire o preparado do lume e junte as gemas, bem batidas.

Leve novamente ao lume, muito brando, mexendo sempre para que as gemas cozam sem talhar.

Retire o pau de canela, junte as nozes partidas em pedaços.

Sirva o doce depois de frio.

SUGESTÃO:

Prepare um Bolo de Castanhas (receita AQUI) para aproveitar as claras que sobraram da preparação do doce de abóbora com nozes.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Compotas · Doces · Sobremesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *