Negalhos é um prato de carne, típico da cozinha tradicional portuguesa, mais concretamente do concelho de Miranda do Corvo, na região centro do país.
Consta que a origem desta receita, tal como a Chanfana e a Sopa de Casamento dela derivada, também remonta à época da terceira invasão francesa. Como os franceses roubavam os rebanhos e a carne rareava, tudo era aproveitado, inclusive as tripas dos animais cozinhados. Experimentou-se, então, cozinhar as tripas segundo a receita da chanfana e o resultado foi positivo ao ponto de, ainda hoje, este prato se confecionar, sendo um dos ícones da cozinha tradicional de Miranda do Corvo.
Ingredientes:
- 1 cebola
- 1 limão
- 1 ramo de hortelã
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 250 g de toucinho
- 500 ml de água
- 500 ml de vinho tinto
- bucho (estômago) de cabra cortado aos bocados grandes
- tripas de cabra cortadas em bocados pequenos
- colorau e piripiri q.b.
- sal e pimenta q.b.
Confeção:
Lave muito bem o bucho e as tripas, raspando-os e escaldando-os. Deixe-os depois ficar com limão e sal durante algumas horas.
Tempere o bucho e as tripas com sal, colorau e piripiri. Dentro de cada pedaço de bucho, coloque pedacinhos de tripas e de toucinho e uma folha de hortelã, fazendo umas trouxinhas que ata ou cose depois com linha grossa.
Coloque os negalhos numa caçoila de barro, juntamente com a cebola picada, as folhas de louro partidas, o azeite, o vinho tinto, a água, os dentes de alho, sal e pimenta.
Tapa-se e leve a cozer no forno durante 3 horas.
Sirva acompanhado com batatas cozidas e/ou legumes.
todas estas receitas são tão deliciosas quanto antigas,pois a partir delas é que se construiu o âmago do que é hoje conhecida como a tradicional cozinha brasileira(seja mineira,gaúcha,catarinense,paulista,mato-grossense,e até amazônica) para nós as rejoadas(bras.torresmos),pois sabemos que em portugal torresmos são outra compleição(molhas de carne)tão unipresentes nos açores,madeira quanto no continente,os tradicionalíssimos(torresmos de molho de fígado),as carnes rijas (ou reijas) entreveiradas na banha de porco e etc.são todas elas um legado patrimonial de valor incalculável,tanto para portugueses quanto luso-brasileiros.