Avançar para o conteúdo
Home » Toucinho do Céu (Guimarães)

Toucinho do Céu (Guimarães)

Compartilhe!

O toucinho do céu de Guimarães é o ex-libris da doçaria vimaranense, sendo considerado um dos melhores do país. Este bolo rico, à base de ovos, amêndoas e doce de chila, faz parte do receituário das freiras do Convento de Santa Clara, hoje a Câmara Municipal.

Em termos de apresentação, o toucinho do céu de Guimarães tem uma ar festivo, sendo frequentemente oferecido dentro de uma caixa de cartão, enfeitado com papel recortado em toda a volta e, sobre o bolo, são colocadas pequenas flores, também em papel recortado. Se confeccionado em casa, por noma, serve-se sem qualquer adorno. Além da forma tradicional como bolo de fatia, este mesmo toucinho do céu pode ser cozido em doses individuais. Na parte final da receita indicamos como se faz.

Ingredientes:

  • 150 g de miolo de amêndoa, pelada e ralada
  • 18 gemas
  • 2 claras
  • 200 ml de água
  • 3 colheres (sopa) de doce de chila
  • 500 g de açúcar
  • açúcar pilé p/ polvilhar

Confeção:

Leve o açúcar com a água ao lume e deixe a calda apurar até atingir o ponto de pérola (108º C).

Adicione depois a amêndoa e o doce de chila, deixando ferver um pouco.

Entretanto, misture, sem bater, as gemas com as claras. Junte-as ao preparado de amêndoa depois de o ter deixado arrefecer um pouco.

Leve novamente ao lume para cozer as gemas, tendo o cuidado de não deixar ferver.

Retire do calor e, depois de frio, deite o doce numa forma muito bem untada com manteiga e abundantemente polvilhada com farinha (convém espalhar uma colher de sopa de farinha no fundo da forma).

Leve a cozer, em forno brando, durante 1 hora.

Desenforme o toucinho do céu, escove bem a farinha e polvilhe-o com açúcar pilé.

* * *

Caso pretenda fazer a cozedura em doses individuais, polvilhe abundantemente com farinha pratinhos de barro vidrado e leve a cozer no forno a uma temperatura moderada. Depois de escovados da farinha, os toucinhos-do-céu são também polvilhados com açúcar pilé.

Sugestão:

Com as claras que sobraram da preparação desta receita para fazer um Gelado de Iogurte e Natas e os sempre deliciosos Amores de Azeitão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *