O caldo verde, que foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, é uma das sopas mais tradicionais da cozinha portuguesa. Embora seja muito conhecida e apreciada em todo o país, tem uma grande expressão na região norte de Portugal, havendo pequenas variantes como a que aqui apresentamos, oriunda do Marco de Canaveses. Além do puré de batata e da couve portuguesa, o chouriço de carne (ou o salpicão) são ingredientes fundamentais que dão o sabor característico a esta maravilhosa sopa da cozinha tradicional portuguesa.
Ingredientes:
(para 4 pessoas)
- 1 chouriço de carne pequeno (ou salpicão)
- 2 dentes de alho
- 2 litros de água
- 200 g de couve portuguesa cortada em caldo verde
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 500 g batatas
- sal q.b.
Confeção:
Descasque as batatas e leve-as a cozer juntamente com o chouriço e os dentes de alho.
Quando as batatas estiverem cozidas, reduza-as a puré e, em seguida, leve novamente ao lume.
Entretanto, lave bem a couve até a água deixar de estar verde.
Junte a couve ao puré de batata, que já deverá estar a borbulhar na fervedura. Junte também metade da porção de azeite indicada e deixe no lume até cozer a couve.
Na altura de servir, retifique o tempero, adicione o restante azeite e sirva com o chouriço cortado às rodelas.

Francisca Pereira é uma cozinheira de renome em Curitiba, conhecida por sua habilidade e talento na cozinha. Ela começou sua carreira como doceira, mas sua paixão pela culinária a levou a abrir seu próprio restaurante, o Fran Restaurante, há cerca de 25 anos.
Sua carreira de sucesso a levou a se tornar a editora de culinária do site CozinhaTradicional.com, onde compartilha suas receitas e experiências com outros entusiastas da culinária.